sábado, 26 de março de 2011

Coluna Capital Profissional: Chefes e funcionários podem ser amigos?

Coluna Capital Profissional - Bete D'Elia
Sou apaixonada por muitas coisas na vida e uma delas é escrever. Sou formada em Português-Francês pela Universidade de São Paulo, por isso, mesmo me dedicando totalmente às palestras e treinamentos não deixo de lado meu amor pelas letras.


Escrevo mensalmente para a revista Capital Público. A revista busca suprir o sério lapso existente entre a velocidade das transformações que afetam a gestão pública e a capacidade dos profissionais nela atuantes de manterem-se atualizados, capacitados e, assim, aptos a tomar decisões adequadas.

Neste mês, escrevi sobre um assunto que ainda gera muita dúvida e questionamentos. Confira:


Chefes e funcionários podem ser amigos?

As questões de poder e relacionamento, no mundo do trabalho, evoluíram muito nas últimas décadas.


Podemos afirmar que as grandes distâncias entre os níveis hierárquicos diminuíram e que, hoje, as empresas de vanguarda procuram investir numa relação saudável entre chefes e funcionários, para que haja produtividade, qualidade e entrega de resultados.


Logo, a questão extrapola o âmbito do relacionamento, passando a ser uma estratégia de gestão, para as organizações que almejam sucesso no seu segmento de negócio.


Independentemente, de haver convergência nessa tendência, há ainda cenários muitos distintos dessa realidade, porque ela envolve questões complexas e polêmicas, aliadas a muitas variáveis.


Sempre que entra em pauta o tema relacionamento humano, os problemas existentes representam ainda uma proporção maior que as soluções já encontradas.


Não é à toa que os assuntos mais enfocados pela literatura corporativa e cursos comportamentais versam sobre liderança, relacionamento interpessoal, administração de conflitos, na tentativa de oferecer alternativas viáveis para que haja uma convivência pacífica e produtiva no mundo do trabalho.


Como o setor público se comporta em relação a essa problemática?


Leia a matéria completa no meu site www.betedelia.com.br


Abraços,


Bete D'Elia