terça-feira, 26 de abril de 2011

Coluna Revista Capital Público - Abril

Mantendo problemas pessoais fora do local de trabalho


“Como não permitir que problemas pessoais possam transparecer no ambiente de trabalho e prejudicar seu rendimento”.

O mundo do trabalho sempre preconizou que o verdadeiro profissional deve saber manter os problemas pessoais fora do local de trabalho, além de não permitir que eles prejudiquem o desempenho e produtividade.

Há décadas esse paradigma vem se mantendo, porém, com mudanças gradativas no significado e na forma de preparar os profissionais para responderem a esse desafio, com qualidade.

Se fizermos um retrospecto às décadas de 60 e 70, encontraremos sinais de rigidez e inflexibilidade. A separação dos papéis pessoal e profissional era exigida de forma até radical. Considerava-se “proibido” levar os problemas para o local de trabalho e as “punições” eram relativamente severas. Quem não tivesse essa habilidade já era colocado para escanteio, como pertencente ao mundo dos frágeis e antiprofissionais.

Paralelamente, não havia um preparo adequado para desenvolver esta atitude. As pessoas tinham ou não tinham essa habilidade, como se ela fizesse parte do DNA.

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